trido a plataforma de lojas virtuais que respira empreendedorismo!

Introdução

Nome do Projeto: trido – Plataforma de Lojas Virtuais.

Objetivo: A trido é uma plataforma criada inteiramente do zero que veio para ser a parceira em lojas virtuais para pequenos e médios empreendedores em especial.

Meu papel no projeto: Lidero a pesquisa, a prototipação, a criação de personas, a mitigação de riscos e gestão do backlog.

Extras: Criei toda a identidade visual da trido.

 

Principal Problema

A ciaweb, a agência para a qual participo no desenvolvimento da trido, utilizava um white label (revenda de lojas como se fossem próprias) como solução para as demandas dos clientes.

Os principais problemas identificados através da pesquisa qualitativa incluem a falta de personalização da plataforma, suporte terceirizado, uma experiência de usuário ruim, baixo retorno financeiro por loja para as agências, opções limitadas de otimização SEO e pouca ou nenhuma inovação. 

Esses fatores impactaram negativamente tanto a satisfação dos usuários quanto o desempenho das lojas, tornando essencial uma reformulação para melhorar a personalização, suporte, usabilidade e resultados de busca, além de buscar inovações para aumentar o valor agregado da plataforma.

 

Objetivos

Foco na Experiência do Usuário

O objetivo é garantir uma plataforma com uma interface intuitiva e otimizada para uma excelente usabilidade.

Apoio ao Empreendedorismo

A plataforma deve buscar oferecer suporte específico para micro e médios empreendedores, ajudando-os a gerenciar e expandir seus negócios.

Plataforma Própria

A criação de uma solução própria permitirá maior controle sobre a qualidade, funcionalidade e suporte oferecidos aos usuários.

Começando pelo porquê

01 - O que

Lojas virtuais | SEO | Consultoria | Design

02 - Como

Através de uma plataforma de e-commerce dinâmica, moderna focada em empreendedorismo.

03 - Porquê

O propósito é fornecer um espaço onde jovens empreendedores podem dar a cara deles em lojas virtuais modernas.

Pesquisa e descoberta

Na primeira etapa, conduzi uma pesquisa quantitativa e uma qualitativa com 8 clientes referentes a plataforma whitelabel que utilizávamos. 

As perguntas dessa pesquisa foram focadas em impeditivos a venda, benefícios em empreender e o que pode ser feito para ajudá-los. Dividi as perguntas em sessões sobre o negócio, perguntas pessoais, sobre o futuro e sonhos.

Posteriormente elaborei uma extensa pesquisa desk, onde coletei informações das principais plataformas de e-commerce.

Eu me tornei o cliente e me cadastrei em todas elas para analisar a jornada, o suporte, a usabilidade e os preços praticados em relação ao que entregam.

Telas com parte das pesquisas quanti e quali.

Personas

A partir da pesquisa detalhada, identifiquei padrões e comportamentos que nos permitiram criar personas que representavam os principais grupos de usuários. 

Essas personas foram essenciais para orientar o desenvolvimento da jornada do usuário, ajudando a mapear as necessidades, pontos de fricção e objetivos de cada tipo de cliente ao longo do processo. 

Com isso, conseguimos elaborar soluções mais alinhadas às expectativas dos usuários, otimizando sua experiência na plataforma e garantindo maior satisfação e engajamento imediato.

Mapeamento de jornadas

jorn-

Nos mapeamentos de jornadas, identifiquei pontos de fricção que causavam dificuldades para os usuários. Com base nisso, enxerguei oportunidades de otimização, removendo barreiras e simplificando processos. Isso resultou em uma experiência mais fluida e eficiente, atendendo melhor às necessidades e expectativas dos usuários, além de aumentar o engajamento com a plataforma.

Modelo de uma das jornadas. Contratação de um plano

Prototipação e Testes

Após definir bem cada jornada e realizar o mapeamento inteiro da dashboard, criei a visão do produto em um protótipo de alta fidelidade para testes

Mapeamento geral da estrutura da dashboard